domingo, 2 de agosto de 2009

Meia Maratona Rio de Janeiro (6 de setembro)
Características: meia maratona (21,09 quilômetros) com largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo. Inscrição: www.yescom.com.br/meiadorio
Por que é imperdível: é difícil imaginar uma prova mais bonita que essa, quase toda pela orla da zona sul do Rio. Já nos primeiros quilômetros, pela Avenida Niemeyer, uma vista deslumbrante de mar e montanhas. Depois, o corredor percorre as praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo. E tudo isso escutando o privilegiado bom humor carioca dos próprios corredores e do excelente público que os incentiva.
Dica útil: em meio a tanta beleza e descontração, a prova esconde como é traiçoeira. Por ser transmitida pela TV Globo, a largada acontece depois das 9h30. Começar a correr a essa hora em uma cidade quente como o Rio é punk. Na primeira parte, de São Conrado ao Leblon, ainda há alguma sombra. Depois o sol forte e a aridez de Saara no Aterro castigam os atletas. O jeito é tomar muita água.
Cuidado: a regra vale para qualquer corrida, de 5 quilômetros a uma maratona: é sempre melhor fazer a primeira metade da prova mais lentamente para acelerar na segunda parte. Na Meia do Rio, é preciso radicalizar esse conceito. O prudente é fazer a primeira parte muito devagar para chegar inteiro ao final. Por causa do calor, da sombra que acaba e da maldade da chegada. O corredor faz um “u” nos quilômetros finais, quer dizer, quando acha que está vendo a linha de chegada descobre que precisa “ir para depois voltar”. Parece uma bobagem, mas psicologicamente cruzar com corredores que já estão voltando é cruel.
Foto: Marcos Viana 'Pinguin'/ZDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário