segunda-feira, 25 de julho de 2011

Maratona a Lenda

Hoje em dia muitos já sabem, porém, é bom relembrar: A Maratona é um tipo de prova de corrida de fundo com medidas estabelecidas. Sua distância de 42,195K deriva de uma tradição histórica.
A lenda que deu origem à esta corrida remonta um passado distante, na batalha de Maratonna, Primeira Guerra Médica (século V a.C). No ano de 490 a.C. ocorre a guerra entre gregos e persas e uma das batalhas se desenrola entre a cidade de Maratona e o mar Egeu.
Os persas (comandados por Dario) avançavam seu exército em direção a Maratona. O comandante grego (Milcíades), resolveu pedir reforço. Chamou então Fidípides, um de seus soldados (hábil em corridas), que levou o apelo de cidade em cidade até chegar em Atenas, há quarenta quilômentros de distância. Fidípedes voltou com dez mil soldados e os gregos venceram a batalha, matando 6.400 persas. Diz a lenda que Milcíades, entusiasmado com a vitória, ordenou que Fidípides fosse até Atenas outra vez para informar que eles tinham vencido a batalha. Fidípides retornou correndo, e chegando em Atenas apenas conseguiu bradar a palavra vitória depois sucumbiu ao cansaço e morreu.
Durante os primeiros Jogos Olímpicos (séc XIX), Fidípedes foi homenageado com a criação da prova. No início, a distância a ser percorrida era de cerca de quarenta quilômetros, a mesma que separava Maratona de Atenas. Foi somente nas Olimpíadas de Londres (1908) que se estabeleceu uma distância aferida. O fato curioso foi o que deu origem aos cento e noventa e cinco metros adicionais (42,195K): Naquela época a família real britânica desejava assistir ao começo da prova dos jardins de seu palácio, o comitê mediu esta distância até a saída dos jardins (195m) e somou aos 42Km já aferidos externamente. Tradicionalmente esta se tornou a distância oficial da prova.

Fonte: Equipe Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário